sábado, 15 de agosto de 2009

Influenza A?! ...jah cansei!


Depois de estar mais do que cheeeia de tantos e tantos comentários, matérias e noticias sobre a gripe A (H1N1) na mídia, resolvi escrever minha opinião sobre isso.
E confesso que não consigo entender o porquê das pessoas entrarem em pânico cada vez que acontece alguma epidemia ou pandemia na região, país ou mundo.
Não que devamos esnobar o fato, pois precisamos realmente manter os cuidados necessários. Mas pode-se fazer isto mantendo a calma.
Vejo muita gente beirando a loucura de tanta preocupação com essa gripe, e de tanto pânico acabam esquecendo de tomar os cuidados básicos. Fora isso, as pessoas em pânico se tornam mais frágeis.
A gripe A é mais contagiosa e causa mais mortes que a gripe normal. Mas isso ainda não é motivo para tanto desespero.
Se nos cuidarmos, lavando as mãos, não permanecendo em local fechado com muitas pessoas, e assim vai... a chance de nos contaminarmos é pequena.
A questão principal, é que sempre estamos passando por epidemias, catástrofes naturais, acidentes terríveis, entre outros. E a cada caso há sempre desespero das pessoas, momento em que é mais preciso manter a calma.
Eu particularmente acho que deveríamos nos desesperar menos com coisas inevitáveis, ou dificilmente controláveis, e cuidarmos mais de problemas que estão aumentando constantemente, como a violência, a educação precária das crianças, e tantos outros problemas que devem ser resolvidos.
Há pouco tempo atrás, aconteceu o mesmo na região em que moro quando surgiu a febre amarela. As pessoas ficaram em pânico, achando que ‘todo mundo ia morrer de uma hora pra outra’. Com a vacinação e cuidados tomados em não ir aos locais onde havia os mosquitos transmissores, os surtos acabaram e a febre ficou no esquecimento. Este, acredito, é o provável destino da gripe A.
Preocupação, sim! Mas entrar em Pânico é falta do que fazer.
Pra variar recebi e-mails dizendo que a gripe A (e também a vacina da gripe) foi criada para ‘exterminar a vida na terra’, penso: que santa mente deve ter pensado isso? E por que diabos alguém vai querer acabar com a vida de toda humanidade?
Aff...
Acho melhor algumas pessoas pararem de assistir filmes de destruição em massa, ou algo do gênero.
Espero que cada um tome seus cuidados, até por que devemos pensar em não acabar contaminando outros que possam estar mais vulneráveis. Mas por favor, sem ataques de frescura.

Alguns que leram podem achar que estou despreocupada demais, ou até se aborreçam com o ângulo que vejo as coisas. Na verdade eu me importo e muito, até por que pessoas estão morrendo... mas eu aprendi a manter a calma principalmente quando não está em minhas mãos. Cuido de mim, tenho minha responsabilidade, mas um planeta inteiro não tem como eu salvar.

Um comentário: